A Nova Era Soluções Ambientais foi destaque na edição de janeiro da revista digital da ABIFA (Associação Brasileira de Fundição), tendo em seu conteúdo um artigo publicado, falando sobre o projeto de utilização da ADF como reforço de subleito, com autoria da Dra. Raquel Carnin.
Neste trabalho, é relatado um projeto para a utilização da ADF de duas fundições da região de Joinville, na execução do reforço de subleito de um imóvel localizado na mesma cidade. O objetivo deste estudo foi mostrar o uso da ADF na execução de reforço de subleito em um imóvel do município.
Inicialmente, foram realizados ensaios do solo do imóvel e da ADF a ser empregada. Nesta etapa, foi investigada a classificação da areia com relação às normas brasileiras, Sistema Unificado de Classificação de Solos (SUCS) e Highway Research Board (HRB). Também foram executados os ensaios de compactação (três energias), expansibilidade e Índice de Suporte Califórnia (ISC). Além dos ensaios geotécnicos, foram realizadas as análises estabelecidas na Lei SC 17.479/2018, que são análises de lixiviação, solubilização e ecotoxicidade aguda das ADFs das fundições participantes do projeto.
O imóvel em questão, foi utilizado anteriormente para o cultivo de arroz, sendo, portanto, um solo mole que requer reforço. Técnicas de consolidação, tratamento ou melhoramento de solos são, muitas vezes, imprescindíveis para viabilizar obras sobre áreas instáveis, pois elevam a capacidade de carga do solo e minimizam os efeitos de recalques absolutos. Neste contexto, pode-se utilizar a ADF, que possui características geotécnicas que permitem sua aplicação como reforço de subleito.
O uso da ADF na construção civil é uma alternativa ecológica, para a qual já existe regulamentação no Estado de Santa Catarina. Além de ser uma prática legal, é um estímulo para que todos os Estados brasileiros usem a ADF em obras rodoviárias, assentamentos e recobrimento de tubos da rede de esgoto, além da fabricação de artefatos de concreto.
Para visualizar o conteúdo na íntegra, acesse o link da revista digital:
https://www.abifa.org.br/revista47/