Este trabalho detalha um estudo executado entre cinco empresas fabricantes de misturas asfálticas, que tiveram a ADF incorporada ao seu produto. Os resultados técnicos e econômicos revelam em que medida este resíduo da fundição é capaz de passar a importante aliado para a sociedade.
Nos últimos anos, tem crescido a preocupação com a maximização do aproveitamento dos recursos naturais, associada à redução de custos. Diversos trabalhos abordam o potencial do aproveitamento de resíduos oriundos dos processos produtivos, em especial do setor de mineração de agregados.
Conforme CARNIN (2008), as areias de fundição são os resíduos sólidos com maior volume de produção no país, gerando aproximadamente mais de 3 milhões de t/ano. Além do impacto ambiental, as empresas que geram estes resíduos são responsáveis pela sua disposição, o que significa custo. Uma proposta de utilização da ADF é apresentada, com o objetivo de estudar o seu uso em misturas asfálticas. Para a realização deste estudo, foram analisados os materiais de cinco empresas fabricantes de misturas asfálticas da cidade de Joinville (SC), aqui denominadas: Empresa A, empresa B, empresa C, empresa D e empresa E.
A metodologia adotada para a determinação do teor ótimo de mistura foi a Marshall, pois o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes o recomenda para a dosagem do concreto asfáltico. Este processo é utilizado tanto para projeto de misturas, como para controle de campo. As amostras de agregados foram coletadas nas empresas da região de Joinville e encaminhadas para o laboratório de pavimentação, onde foram realizados os ensaios de caracterização e elaboração do traço. Juntamente com os agregados, foi coletada amostra de CAP, para elaboração dos traços. A ADF foi doada por uma fundição, também da região de Joinville.
Todas as cinco amostras encaminhadas ao laboratório para análise eram provenientes da Refinaria REPAR. Os resultados obtidos neste ensaio foram satisfatórios e determinaram valores para a execução das misturas asfálticas e de compactação.
Conclui-se que a adição de ADF como agregado na mistura asfáltica não prejudica as suas propriedades mecânicas. No âmbito da economia, a adição de ADF reduziu o custo final de produção do CAUQ. É possível observar que todas as novas formulações de misturas asfálticas utilizando o rejeito de ADF obtiveram menor custo final de produção.
Por fim, fica claramente evidenciado que o uso da ADF proporciona redução de custo na mistura asfáltica, diminuindo o custo final de uma estrutura de pavimento. Além de o uso da ADF proporcionar uma estrutura mais econômica, o material reduzirá o impacto ambiental, pois se hoje é tratado como resíduo, passará a ter um uso tecnológico.
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